2017 O Ano do Turismo Sustentável

Você se considera um turista sustentável? Quais são suas atitudes quando viaja? Algumas medidas são muito importantes para cuidar do meio ambiente! As práticas de sustentabilidade devem ser mantidas em todo lugar, por isso a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, para ressaltar a importância de manter esse hábito também fora de casa.

A ideia tem como base o sucesso do evento Rio+20, realizado em 2012 no Rio de Janeiro, que contribuiu para informar sobre as dimensões do desenvolvimento sustentável, gerando empregos nessa área e conscientizando a população. A Heidelberg, empresa de turismo que oferece apartamentos por temporada, a fim de contribuir com essa causa tão importante, separou algumas dicas que vão te ajudar a ser um turista consciente:

Não desperdice água

Apesar disso já ser muito falado por aí, o consumo individual de água ainda é excessivo, e pode ser reduzido drasticamente. Medidas como fechar a torneira ao escovar os dentes, economizar água ao lavar a louça, evitar lavar o quintal com jatos de água, verificar se existem torneiras pingando e não demorar muito no banho são excelentes.

Para você ter uma ideia, uma goteira pode gastar, em média, 45 litros de água por dia, enquanto a mangueira que é utilizada para lavar o quintal desperdiça 560 litros de água quando é utilizada durante 30 minutos.Uma dica para economizar enquanto lava a louça, por exemplo, é deixar os pratos e talheres de molho, para que a sujeira saia aos poucos.

Desligue o ar-condicionado ao sair do local

Ar-condicionado é um dos maiores consumidores de energia, até mesmo os mais sustentáveis. Deixá-lo ligado para, quando chegar, o local estar “geladinho” não é nada legal. Enquanto ele está ligado, acontece a emissão de gases que podem ser poluentes ao meio ambiente. Utilize somente o necessário.

Recolha o seu lixo

Se você está indo para uma região litorânea, lembre-se de levar sacolas plásticas para as praias. Geralmente as lixeiras ficam longe para jogar item por item. Acumule todo o seu lixinho nas sacolas,e quando for embora despeje-o na lixeira mais próxima. O mesmo vale para os passeios ao ar livre: jamais jogue lixo no chão, pois pode ser que ele continue ali por anos até se decompor.

Gostou das dicas? Lembre-se de dar sempre o melhor de si e cuide do nosso meio ambiente.


Deixe uma resposta